Em casa

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Olá a todos,

Esse post talvez ainda tenha atualizações daqui pra frente, pois vou alimentá-lo aos poucos. Visitem-no com freqüência, não serão coisas grandiosas, mas penso que pode ser útil para os que queiram viajar, tanto para a Argentina, Uruguai ou outros países e mesmo no Brasil. Terá muito do que vivenciei nesses dias e de outros viajantes. Links importantes, fotos, preços, palavras (tudo dentro do que minha mente permitir lembrar).

Hoje recebi um email com uma oração e duas frases me fizeram lembrar muitas coisas que vivi nesta viagem:

"A Vontade de Deus nunca irá levá-lo aonde a Graça Dele não possa protegê-lo." 
"Quando Deus tira algo de você, ele não está punindo-o, mas apenas abrindo suas mãos para receber algo melhor."

Creio que foi exatamente o que se sucedeu em minha viagem, coloquei Deus sempre à frente e segui em frente.

Entreguei minha confiança nas coisas boas. Mesmo tendo dúvidas, medos e pensamentos negativos em vários momentos. Senti medo antes de partir para a fronteira e atravessar para a Argentina. Momentos de pânico em cima da moto em que achei que cairia com a chuva e o vento lateral na Ruta 14, logo no início da viagem em terras argentinas. Infelizmente, penso com freqüência no pior, talvez isso evite a ficar menos displicente.

Mas não fraquejei, encarei tudo com confiança. Não poderia dar errado. Afinal, pessoas queridas e pessoas conhecidas e desconhecidas me apoiaram antes, durante e depois. Meus medos iniciais foram dissipados na primeira pousada que fiquei e no dia seguinte ao encontrar o Eduardo na mesma situação que eu, tão assustado ou mais. Foi bom para mim e espero ter sido para ele. Infelizmente ainda não tenho notícias dele, oro para que esteja tudo bem.

Minha amiga Maria Luiza sugeriu: “imagine o quadro que você quer ver antes de chegar lá”. Pois não é que não fiz nada disso? Deixei rolar, apenas isso.

Sou péssimo com horários, regras, planejamentos. Não consigo levantar cedo, dormir cedo, arrumar bagagem, cumprir quilometragem, achar hotel, prevenir abastecimento.

Mas sou bom em outras coisas. Sei pilotar com responsabilidade, mesmo em alta velocidade. Protejo-me ao máximo para evitar acidentes. Sei cuidar de mim e de quem está comigo. Sou simples, não tenho luxos. Sou adaptável às novas situações.

Depois da travessia do Buquebus percebi que éramos eu e Deus. E fiquei relaxado e aberto a novas experiências. Com poucos medos e muita vontade de fazer o que nunca tinha feito, estive muito receptivo às pessoas que se aproximaram de mim. Aproveitei ao máximo todas as oportunidades.

Conhecer o Gabriel foi muito bom, é meu irmão na Argentina, já disse antes e torno a repeti-lo. Fez mais do que deveria e mais do que eu merecia. Até dormir em sua casa, ele me permitiu. Mas honrei-o em tudo. 

Um lugar especial para mim: o Hotel e Parador El Tagüe (http://www.hoteltague.com.ar/fotos.html). Nunca me esquecerei de lá. Foi onde eu senti que tudo daria certo, pois num momento de fraqueza física fui socorrido por mãos bondosas.

Quero agradecer, imensamente, a todos que direta ou indiretamente contribuíram para que essa viagem acontecesse. Sem eles certamente teria sido mais difícil de executar, mas tornou-se leve realizá-la.


Queria citar todos os nomes que me ajudaram, mas ocuparia mais páginas. Mas essas pessoas eu faço questão de reafirmar:
  • Minha Mãe e minha família
  • Toda a família Morais e Difato, por muito mais que as roupas comemorativas para a viagem
  • Andréia Alves, por tudo; antes, durante e depois
  • Aloísio, grande amigo e parceiro de viagem, pela capa de chuva da mochila e pelo incentivo
  • Cida Buluca, pelo blog
  • Todos da Chopper Motos, especialmente ao Natan pelo empenho em solucionar as dúvidas da moto
  • Moto Roma, especialmente ao Darlei pela nova revisão
  • Daniel Padovani (devo muito a ele nos preparativos e não vou desmerecê-lo)
________
Vamos lá, dicas para Argentina e especificamente Buenos Aires:

  1. Não fique bitolado com as recomendações negativas que você vai receber. Mas não ignore isso. Ouça, mas mantenha a confiança de que pessoas boas sempre existem e em maior quantidade. Eu vivi isso e digo: se não tivesse recebido essas recomendações negativas eu teria aproveitado muito mais. Não espere ouvir de mim esse tipo de recomendação agourenta.
  2. Os argentinos são atenciosos, carinhosos e gentis com todos os turistas. Não tenha medo do castelhano (espanhol argentino, algumas pronuncias são diferentes do espanhol europeu), eles estão altamente preparados para nos receber. Falam muito rápido, mas pisam no freio quando percebem que somos turistas. Não tenha medo de usar o portunhol ou a linguagem dos sinais. Só não peça uma cueca cola.
  3. Não gosta de carne mal passada, como eu? Fique esperto, senão vai virar do avesso também. Daí, só com Alikal. Arrisque-se nas massas e ensaladas.
  4. O trânsito não é mais ou menos caótico que o nosso. Excessos e abusos existem tanto lá como aqui, mas pedestres são respeitados. Respeite a legislação, seja pedestre ou condutor, senão vai ouvir: Che Boludo! Não verá uma única placa de PARE, então fique atento aos cruzamentos. Ter um mapa é imprescindível.
  5. Minha principal recomendação é: vá e divirta-se, converse, ria, emocione-se, arrisque-se, respeite, peça, agradeça, tenha dúvidas, pergunte, não fique só nos pontos turísticos, ande de ônibus, metrô, a pé, seja curioso, fotografe e enriqueça sua vida.
  6. Primeiro faça o city tour do hotel ou da cidade. Depois, peça ou compre um mapa da cidade e um guia de ônibus. Vá e veja com calma o que mais lhe interessa.
  7. Não pense só em compras, mas compre o que quiser e precisar. Mas a viagem não é só isso. É muito mais que comércio. Fiquei muito angustiado pensando o que comprar e para quem comprar. Faça uma lista antes, facilita muito. Bem, no meu caso os imãs de geladeira estão garantidos!
  8. Um conselho: não venha à Buenos Aires com poucos dias, recomendo no mínimo 4 dias.
  9. A voltagem é sempre 220v. Leve ou compre um adaptador como este: 



Palavras que foram importantes para mim:

PALAVRA
TRADUÇÃO
PRONÚNCIA
Despacio
Devagar
Como se lê
Peatone
Pedestre
Como se lê
Peajo
Pedágio
Pearro
Calle
Rua
Cache
Vermelho
Rojo
Rorro
Rubia
Loira
Rubia (RU como coruja)
Habitación
Quarto de hotel
Como se lê
Effectivo
Em espécie, dinheiro vivo
Como se lê
Parilla
Carne na brasa, churrasco
Parricha
Pollo
Frango
Como se lê
Ensaladas
Saladas
Como se lê
Desayuno
Café da manhã
Desajuno
Media luna
Croissant
Como se lê, prefiro as salgadas
Toyota
Toyota
Tojota
Yamaha
Yamaha
Jamarra
Aceite de motor
Óleo de motor
Como se lê
Nafta
Gasolina
Como se lê
Factura
Nota fiscal. No interior factura também se refere a salgados, como coxinha, pastel, etc.
Como se lê
Che Boludo! (a melhor de todas)
Pode ser um insulto (normalmente), um cumprimento entre amigos ou uma expressão tipo: que tonto, que mancada.
Ubicación
Localização
Como se lê

Custo da viagem $$$

Não faço nem idéia de quanto gastei. Tinha aproximadamente R$ 6.000,00 para gastar e ainda voltei com R$ 2.000,00 no bolso. Ao pagar as faturas do cartão de crédito ainda gastei uns  R$ 2.400,00.


O que mais tenho certeza de gasto é com o combustível, tenho todas as notas de compra. Um dia ainda faço essa somatória.


Fico imaginando o custo de uma viagem de 4 dias de avião ou navio. Será que compensa?

Para economizar:

Despegar.com – site idêntico ao Decolar.com, para economizar com hotéis. Paguei US$ 280 para 3 noites em Buenos Aires na rede Best Western Hotéis. Tem outras opções, mas fiquei muito satisfeito com essa.

Tem muito mais lojas além da Av. Florida, mas também não achei muito caro. Galeria Florida é ok, mas lojas caras. Vale para visitar as exposições na parte superior. Lojas Falabella, shopping Unicenter. Bata canela e tenha disposição porque você vai precisar.

Todo o restaurante tem o cardápio exposto. Antes de mesmo de você entrar, já saberá quanto vai gastar. Antes tivéssemos o mesmo aqui em BH.

Para ler, rir e se informar. Outros olhares sobre o mesmo lugar:

http://eneaotil.wordpress.com/dicas-sobre-buenos-aires/ (o melhor de todos, hilário – atenção, dados de 2007, ela voltou em 2009) e esse http://eneaotil.wordpress.com/2011/04/ (não tem nada de Buenos Aires, mas eu adoro o que a Leonor escreve)








Viagens de moto:


http://www.ypf.com/Paginas/Home.aspx (descoberta recente, excelente guia!)

http://www.chardo.com.br/ushuaiarelease.htm (minha primeira referência para viajar a Ushuaia)


http://www.vidavivida.com.br/ (muito do que queria falar está escrito ali)




2 comentários:

Cida disse...

Marcio, favor começar a pensar na próxima viagem. Adorei participar dessa aventura com vc, através desse blog.
(Aproveitando... Estoy esperando mi regalo)...rsrsrsssss...

Anônimo disse...

É isso aí irmão on the road... muito legal, por falar nisso o filme sobre o livro de Jack Keroac está passando. Viva a liberdade doidão, muito bacana.

Led

Postar um comentário