25º Dia - Montevidéu a Chuy, Uruguai e Chuí, Brasil

quinta-feira, 28 de abril de 2011

A queda na Punta del Diablo, não foi nada sério!

Olá a todos, não se preocupem com a foto, mais adiante tem a explicação.

Estou em Chuy, Uruguai depois de entrar no Chuí, no Brasil. Voltei ao Uruguai para gastar os pesos uruguaios que, de peso, não tem nenhum. Vale uma merreca, R$ 1 valem +/- $ 10 pesos.

Voltando no tempo:

Então, saí por volta de 08h34m do hotel e fui no posto do Sr. Eugênio para tomar café e abastecer. Após lubrificar a corrente parti seguindo a Rambla Costanera, uma estrada que vai pelo litoral. Depois entrei pela Ruta IB (Ruta Interbalnearia), que vai seguindo por várias cidades e praias pelo litoral.

No meio do caminho, o quê eu encontro? Bello Horizonte! Depois a Ruta IB torna-se Ruta 99 e depois 93. Parei para fotografar na rodovia e descobri que o retentor do garfo esquerdo começou a vazar, horas mais tarde o direito também começou a vazar. Terão que aguentar chegar a Belo Horizonte.

Na Ruta 99 eu encontrei o primeiro cerro (serra), em Pan de Azucar. Até chegar a Maldonado que se confunde com Punta Del Este, foram vários quilômetros de praias. Inclusive a de Punta Ballena.

Parando para fotografar em Maldonado e depois em Punta Del Este, uma surpresa: La Mano, uma escultura em forma de mão saindo das areias, na Playa Brava.

O cartão-postal de Punta del Este é a obra do escultor chileno Mario Irarrazabal: La Mano. São dedos saindo da areia, cujo significado seria a “presença do homem surgindo na natureza”.

Outra versão (hilária) diz: Monumento que representa os cinco países do Mercosul. Esse monumento foi feito há algum tempo. Hoje o Chile já não faz mais parte do Mercosul, portanto, eles deveriam decepar um desses dedos pra ficar igual a mão do Lula, a menos que a Venezuela entre no Mercosul.

Após Punta Del Este, estou na Ruta 10. Em seguida, San Rafael e La Barra, linda cidade, com uma ponte muito interessante.

Cheguei por volta de 11:30 à José Ignacio onde fica um farol. Decidi ir a essa cidade, contrariando o Sr. Eugênio, que disse não ter muitos atrativos. Eu arrisquei e me dei bem: linda cidadezinha do litoral, muito pitoresca. Vejam as fotos, que não foram muitas. Comprei um estofado y arroz (músculo, batata e legumes com arroz) numa marmitinha e figos com nozes. Comi num banco do lado de fora de uma farmácia, deliciosa refeição.

Estou muito feliz por ter feito o passeio dessa forma.

Após, peguei 10 km de terra até a Ruta 9, perdi meus figos recheados com nozes, que saco! Só descobri agora. Parei para abastecer em Rocha, depois 19 de Abril, Castillos e fotografar na Laguna Negra, foram várias paradas para descarregar o Red Bull genérico (Black Dog).

Daí até a Punta Del Diablo, onde fotografei e depois, caí com a moto numa areia na estrada não asfaltada. Uma tolice minha, sem maiores conseqüências, é claro que não consegui levantar a moto. Tive que esperar alguns minutos até localizar alguém para me ajudar. Apareceram dois senhores, me perguntaram de onde vinha e disse-lhes que após 5.019 km sem nenhuma queda eu fui cair pela primeira vez em Punta Del Diablo. Rimos e nos despedimos. Che brasileiro boludo sou eu!

Novamente na Ruta e parei em seguida na Fortaleza de Santa Teresa, palco da defesa dos portugueses contra os espanhóis. O que eu não pude ver dentro, veja aqui (depois volte para cá). Voltando à Ruta, descubro uma pista de pouso de emergência em plena rodovia. Até procurei algum avião em perigo, mas não encontrei.

Em seguida, La Coronilla e finalmente, Chuy. Passei pela aduana e como não fui parado segui em frente. De repente, estou no Brasil?! Como assim?

Simples, a cidade de Chuy/Chuí é dividida por uma avenida e uma metade é uruguaia e outra brasileira. Parei num posto de gasolina Shell e o primeiro brasileiro com quem conversei foi o Patrick, frentista muito gentil, conversamos e trocamos email. Tomei um café e fiquei conversando com outro brasileiro, Carlos. Dicas de onde ir, visitar, hospedar. Finalmente decidi voltar ao Uruguai para gastar os pesos uruguaios, já que tem free shop a rodo no Chuy.

Achei um hotel (Imperador) e fiquei aqui mesmo, desci a bagagem e andei pela avenida visitando alguns free shop. Oh, meu Deus, quanta coisa. Detesto comércio. Jantei num restaurante durante uma partida de futebol e retornei ao hotel para escrever o blog.

Conclusão 1: o Uruguai tem muita coisa bonita para se ver, a única coisa que achei chata é só aceitar dólares e pesos.

Conclusão 2: achei o argentino mais caloroso, não que o uruguaio não seja. Como tive muito pouco contato com mais uruguaios...

Conclusão 3: VIAJE, VIAJE, VIAJE. Vale a pena!

Amanhã, compro mais alguma coisa, verei se terei problemas na aduana brasileira e começo a parte brasileira: 2.200 km até minha casa.


No mais, obrigado pelos comentários, alguns não tem o nome, mas agradeço assim mesmo.

Abraço a todos,

Marcio
Bello Horizonte! Cheguei em casa?

Primeira serra que vejo em dias.

A guerreira na estrada, seu habitat natural.






E eu que só esperava ver essa mão apenas no deserto do Chile (veja aqui)


Ponte em La Barra



Praia entre La Barra e Jose Ignacio


José Ignacio e seu farol. Linda cidade, adorei!




Meu almoço, o único e o mais gostoso no Uruguay


Ah meus figos, que saudades.



Estrada de terra, Jose Ignacio à ruta 9

Atrás, a Laguna Negra

Marca histórica: 5.000 km numa única viagem.

Punta del Diablo



Depois dessa foto, mais alguns minutos e a queda
Com isso, eu já comprei meu terreno em Punta del Diablo. Com foto para comprovar, rsrsrs!







La Coronilla
CHUY, Uruguai
CHUÍ, Brasil
Entardecer no Chuy-Chuí

6 comentários:

Anônimo disse...

muito bom muito bom
jean

Anônimo disse...

Êeee, Xu, lembrei-me do "senta aí que eu vou te mostrar!!!" - era uma curva com areia, heheheh... Já que estão sobrando pesos, lembre-se da minha listinha de perfumes!
Beijo, e venha com Dios! Márcia

Anônimo disse...

Oi Marcio,cada dia me surpreende mais com seus relatos e fotos maravilhosas.Que viagem maravilhosa e quantas aventuras!Otima viagem de retorno.Beijosssssssss!!!! BYE BYE!!!

Genário disse...

Grande Márcio

Estamos seguindo você diáriamente...

Venha com Deus...

Genario e Valdete
BH.

Anônimo disse...

Para quem já andou 5.000 os 2.200 são um tirinho, rs, bom retorno. Abs Bosco e Renata

Anônimo disse...

Amigo Marcio, que fotos maravilhosas. Deu ate inveja boa. Realmente uma viagem dos sonhos para os amantes da natureza, da historia, da arte. Que bom que vc esta realizando essa façanha apesar dos contratempos. Gostei de ver a demarcaçao do Chui, tenho curiosidade sobre o começo do pais, e um dia talvez eu consiga ir do Oiapoque ao Chui, rsrsrs. Parabens pela coragem e boa viagem de regresso. Que Deus lhe acompanhe.
Abçs, Ever

Postar um comentário